Tim & Banda Recreativa Portomosense
área de conteúdos (não partilhada)
Tim
Tim é um dos maiores heróis da música portuguesa e não apenas pela sua posição de vocalista da mais duradoura máquina rock do nosso país, os Xutos & Pontapés, mas também porque há muito é uma voz defensora dessa nobre arte de escrever e cantar na nossa própria língua.
Neste espetáculo irá acompanhar a Banda Recreativa Portomosense e recordar muitas canções que fazem parte da nossa cultura.
Tim, tem percorrido um percurso em nome próprio que em comum com todos os outros bem recheados capítulos da sua história, tem a nota tónica da total entrega às canções e às suas palavras.
Banda Recreativa Portomosense
A Banda Recreativa Portomosense foi fundada a 3 de maio de 1808.
Ao longo dos mais de dois séculos de existência sem interrupção a nível artístico, a B.R.P., para além de ter contribuído para a formação, valorização pessoal, educação e sensibilização para a cultura musical de jovens e menos jovens, tem sido parte ativa no panorama cultural do espaço geográfico em que está inserida, participando em festas religiosas, concertos, ações didáticas e outros eventos culturais.
Foi condecorada por mérito cultural com a medalha de ouro pelo Município de Porto de Mós e de prata pela Comissão de Turismo de Leiria.
Foi homenageada pelo Rotary Club de Porto de Mós, em maio de 2022, recebendo o Diploma de Mérito de Carreira atribuído por esta instituição.
Organizou com sucesso o 1º Encontro Distrital de representantes de Bandas Civis e em 1992 foi declarada Instituição de Utilidade Pública.
Destaca-se ainda o intercâmbio com a Filarmónica União da Piedade na ilha do Pico, Açores e também a participação nos Festivais de Bandas de Lagos e de Vila Verde, Braga.
Participou nas comemorações do 1.º de dezembro em 2015, desfilando na Avenida da Liberdade, em Lisboa, integrando o grupo de quase três dezenas de Bandas que, de norte a sul do país, se deslocaram à capital para comemorar esta data importante para Portugal.
Nos últimos anos, como prova de pujança e juventude, apesar da idade, tem assumido um papel inovador no panorama musical local, e não só, realizando concertos e espetáculos com a integração de músicos e cantores de outras sensibilidades e envolvendo a comunidade e outras instituições, tanto públicas como privadas, em projetos que visam ocupar o espaço que por direito e obrigação lhe compete em termos culturais, como instituição mais antiga e única Banda Filarmónica no concelho de Porto de Mós.
Naturalmente, possui a funcionar uma escola de música, com um quadro de docentes qualificados para formação musical e instrumental e cuja frequência não obriga os alunos a ingressarem na Banda. Apesar disso, a Escola tem contribuído
A Banda Recreativa Portomosense é dirigida desde 2007 pelo Maestro Bruno Santos.