MusicaMós - Festival de Música de Porto de Mós
área de conteúdos (não partilhada)
Entradas livres.
Porto de Mós prepara-se para acolher, no verão de 2025, a primeira edição do MusicaMós – Festival de Música de Porto de Mós, uma iniciativa que promete marcar o calendário cultural da região e que resulta da parceria entre o Município de Porto de Mós e o artista Fábio Miguel Costa Pascoal.
Enquadrado pelo cenário único e histórico do Castelo de Porto de Mós, o festival nasce com a missão de criar uma experiência singular, onde música, identidade e património se cruzam de forma intensa e emotiva. A monumentalidade do espaço será palco de um programa eclético, com concertos que darão voz a artistas portomosenses — emergentes e consagrados —, em atuações que celebram a autenticidade sonora da região.
Mais do que um evento musical, o MusicaMós é um convite ao encontro: entre gerações, entre o passado e o presente, entre os talentos da terra e um público cada vez mais aberto à diversidade artística.
O festival pretende, ainda, reforçar o papel do concelho como referência cultural e turística, promovendo a valorização dos artistas locais, o acesso democrático à arte e a criação de laços entre comunidade e cultura.
MusicaMós, sete dias, sete concertos, um castelo!
SINOPSE:
Na sua primeira edição, o Festival MusicaMós procura destacar a identidade musical local, divulgando o talento dos músicos de Porto de Mós, ao mesmo tempo que valoriza o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.
A programação propõe experiências de fruição profunda e de escuta atenta, onde cada concerto convida o público a mergulhar num universo sonoro plural, capaz de emocionar, surpreender e provocar reflexão. A diversidade estética — que percorre o fado, a música tradicional, música ligeira, o canto lírico, o jazz, a música clássica e contemporânea — é intencional: pretende abrir janelas para diferentes formas de expressão, desafiando hábitos auditivos e estimulando a curiosidade musical entre os ouvintes.
A programação assume também uma forte dimensão comemorativa: homenageamos algumas figuras centrais da nossa história cultural e musical – o compositor português Cláudio Carneyro, cujo 130º aniversário do seu nascimento celebramos; a guitarra portuguesa, popularizada por Carlos Paredes, que completaria 150 anos este ano; o icónico músico Frank Sinatra, que faria 110 anos e Camilo Castelo Branco, que celebraria 200 anos.
_______________________
CONCERTO CLAUDIA FRANCO & FILIPE DUARTE
9 AGO | 21H30
Abrimos o Festival e o palco do Castelo de Porto de Mós com a atuação intimista do duo Cláudia Franco & Filipe Duarte, que transformam o palco numa conversa íntima, onde o jazz e a herança portuguesa se entrelaçam em histórias vivas, como se ouve no seu primeiro EP, “E o Céu o Mar Prolongava”.
Cláudia Franco, voz e teclado digital
Filipe Duarte, guitarra
_______________________
CONCERTO CORO GAUDIA VITAE & QUINTETO DA CAMERATA DE CORDAS DE LEIRIA
10 AGO | 18H
O segundo concerto do Festival propõe um encontro entre as vozes e as cordas. O Coro Gaudia Vitae, coro do concelho de Porto de Mós, e o quinteto de cordas da Camerata de Cordas de Leiria protagonizam uma viagem que percorre diferentes universos sonoros: da música tradicional ao Fado, da espiritualidade ao ligeiro, da herança de Carlos Paredes à evocação do compositor português Cláudio Carneyro. Terminam o concerto em sintonia juntando-se em palco para um momento a não perder.
CORAL GAUDIA VITAE
Direção: Romeu Oliveira
Pianista acompanhador: Daniel Constantino
QUINTETO DA CAMERATA DE CORDAS DE LEIRIA
Milena Kolovska, violino I
Samanta Crespim, violino II
Bárbara Bernardino, viola
Luísa Pinção, violoncelo
Fábio Pascoal, contrabaixo
_______________________
CONCERTO TRATADO ELVATIS
15 AGO | 17H30
“A ÚLTIMA LINHA” - Inspirado na última linha defensiva da Batalha de Aljubarrota — símbolo de resistência e bravura — o concerto do Tratado Elvatis é uma homenagem à força e identidade do povo português. Ao som da gaita de foles, do bouzuki e da percussão, tradição e modernidade entrelaçam-se num espetáculo vibrante que evoca o espírito de um passado heróico. Uma viagem sonora que atravessa séculos, unindo emoção, cultura e memória coletiva, onde cada nota ecoa como um grito de liberdade. Mais do que um concerto, é um reencontro com a alma de um povo que nunca desistiu.
João Tojeira, gaita de foles
Nelson Rodrigues, bouzuki
Francisco Vieira, percussão
_______________________
CONCERTO FRANCISCO VIEIRA & ANTÓNIO CASAL
16 AGO |21H30
“XICO & TÓ ACOMPANHADOS POR ENSEMBLE MIDI” - No dia 16 de agosto o Festival recebe “Xico e Tó acompanhados por ensemble MIDI”. Num tempo em que as máquinas estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano, este concerto explora a simbiose entre o homem e a máquina. Aos sons gerados por computador, que tentam recriar instrumentos musicais reais, juntam-se a marimba e o vibrafone. O resultado é uma experiência sonora envolvente criada pelas obras originais do percussionista portomosense Francisco Vieira que fazem parte do álbum “Frigium Methamorphosis”.
Francisco Vieira, marimba/eletrónica António Casal, vibrafone
_______________________
CONCERTO MAYYA RUD, MARGARIDA SANKOVA & ANTÓNIO ALVES
17 AGO |18H
“DO FADO AO LÍRICO” - A tarde de dia 17 de agosto promete ser encantadora com as poderosas vozes das sopranos Mayya Rud e a sua filha Margarida Sankova e do tenor portomosense António Alves. Neste concerto, o fado de Lisboa entra pelo registo lírico e entrelaça com árias e duos de ópera. António Alves dá ainda voz à poesia de Camilo Castelo Branco.
Mayya Rud, soprano/piano
Margarida Sankova, soprano
António Alves, tenor
_______________________
CONCERTO DESBUNDIXIE & CATRAIA
23 AGO |21H30
“PORTUGAL VS AMÉRICA” - Na última noite do Festival, o Castelo de Porto de Mós recebe a Catraia e os Desbundixie Tradicional Jazz que se juntam para um espetáculo único que cruza o estilo jazzístico denominado Dixieland com a tradição portuguesa, o pop e as sonoridades lusófonas. Entre atuações individuais e em conjunto, os dois grupos exploram as semelhanças e contrastes entre Portugal e América, num concerto cheio de energia, ritmo e criatividade. Uma noite de encontro cultural, improvisação e festa no Castelo de Porto de Mós.
Desbundixie:
Flávio Cardoso, clarinete
César Cardoso, saxofone tenor
Nuno Rodrigues, trompete
Ricardo Carreira, trombone
Daniel Marques, tuba
Pedro Santos, banjo tenor
João Maneta, bateria
Catraia:
Inês Bernardo, voz/ukelele
Rui Amado, guitarra
Adelino Oliveira, guitarra baixo/contrabaixo
_______________________
CONCERTO BANDA RECREATIVA PORTOMOSENSE & Cantores convidados
24 AGO |18H
Para encerrar o Festival, a Banda Recreativa Portomosense junta-se a um leque de cantores convidados para revisitarem um conjunto de canções portuguesas marcantes. Um concerto que revela a riqueza da música portuguesa através de um repertório diversificado, onde convivem a música tradicional, o fado, a revista à portuguesa, a canção de intervenção e a música pop/rock. Uma celebração da música num espetáculo que junta memória, identidade e emoção.
Banda Recreativa Portomosense
Direção: Bruno Santos
Madalena Santos, cantor convidado
Orlando Chareca, cantor convidado
Rute Xavier, cantor convidado
Valter Jardineiro, cantor convidado