Peça do Mês de Junho
área de conteúdos (não partilhada)Designação: Faixa Identificativa de Elemento da Comissão de Festas de São Pedro de Porto de Mós
Datação: 1959
Medidas (cm): 66,5x8,2
Material: Têxtil
Doadora: Maria Madalena Henriques Batista
N.º Inventário: 2592
Nos dias que correm, junho é sinónimo de sardinha assada, festas populares e muita animação. Mas sabemos que as festas nesta época do ano são uma herança muito antiga, de quando os povos europeus celebravam a mudança de estação e a fertilidade nesta época do ano, no místico solstício. Depois, países como Portugal foram acolhendo a influência católica e transformando estes dias em dias de celebração dos santos. Assim, o mês de Junho se foi transformando no mês dos Santos Populares, onde não podemos deixar de salientar as festividades em honra do nosso Santo Padroeiro. Por cá, como sabemos, “reina” o São Pedro, detentor da “chave dos céus”, numa celebração de festa do povo, onde a cultura, a tradição e a religião se unem. Este ano, para evocarmos as comemorações do dia de São Pedro (29 de junho), apresentamos a faixa identificativa dos membros da Comissão de Festas de São Pedro (com o erro ortográfico “S. Pero”). Esta faixa foi usada pelo pai da doadora, o portomosense Adriano Batista Santos, decorria o ano de 1959, não sendo possível recolher a história verbal dos membros da associação à época em questão. Há, no entanto, o registo bibliográfico dos “50 anos ao serviço da população, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós” (fundada em Maio de 1950), que na página 215, refere “A Angariação de Fundo” lendo-se: “ Tão antigas como a associação, estas comissões eram formadas por Bombeiros e por elementos da sociedade civil que unidos pelo mesmo objetivo e em defesa da mesma causa, promoveram e desenvolveram um enorme leque de atividades de índole cultural, desportiva e recreativa, cujas receitas revertiam sempre para os cofres da Associação (…) os bailes de carnaval, os corsos carnavalescos e as Festas de São Pedro …”, leva-nos a concluir que esta faixa fazia parte desta comissão.
As festas de São Pedro têm perdurado no tempo e são presentemente o maior evento do nosso concelho, conseguido o sucesso dos seus objetivos, fruto do trabalho humano de união e dedicação, juntando entidades individuais, coletivas e empresas. Toda a comunidade está representada nas Festas. Desde 02 de Janeiro de 1969 que a organização é exercida por parte do Fundo dos Servidores da Câmara Municipal de Porto de Mós, atual Fundo Social dos Funcionários da Câmara Municipal de Porto de Mós, em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós.
Uma simples faixa, chega aos dias de hoje como história viva de registo de união de uma causa comum, que une a comunidade em torno de celebrações religiosas e pendor popular.
Museu Municipal de Porto de Mós