josé conteiro apresenta livro em porto de mós
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
![]()
José Conteiro, natural do concelho de Porto de Mós apresenta, no próximo dia 27 de junho, pelas 17h00, no Espaço Jovem de Porto de Mós, o livro "Vivências de uma geração". Uma obra que aborda o pós 2ª guerra mundial, a ditadura salazarista e o 25 de abril, escrita pela mãe de quem viveu estes tempos. Esta é, também, uma ocasião que o autor encontrou para homenagear os militares naturais do concelho que faleceram no Ultra-Mar. As suas famílias serão convidadas para estar presente nesta cerimónia.
José de Sousa Conteiro nasceu a 23 de setembro de 1948, em Moitalina – Porto de Mós. Na sua adolescência e juventude foi operário nas indústrias de telha, de tijolo e de faianças na freguesia de Pedreiras.
Tem como habilitações literárias o 12º ano do ensino oficial (trabalhador estudante) e o curso de sargentos da armada (profissional de nível III 280/523 na área de Eletrónica e Automação do Ministério da Defesa Nacional).
É Sargento-Ajudante da Armada, reformado. Recebeu três louvores individuais. Tem as medalhas de prata de comportamento exemplar e comemorativa das campanhas das Forças Armadas portuguesas legenda “Angola 1971/1972. Saiu da Armada, devido a acidente em serviço, com 22 anos de serviço efetivo.
Na Armada foi radiotelegrafista, eletrotécnico, e instrutor nas Escolas de Eletrotecnia e de Artilharia Naval. Embarcou nas fragatas Roberto Ivens, Gago Coutinho e corveta Pereira D’Eça. Foi à Guerra Colonial, foi delegado eleito pela sua unidade à Assembleia do MFA da Armada, e membro da Comissão Representativa de Sargentos da Armada (CRSA) aquando da Revolução de abril. Em 1977 embarcou na esquadra permanente da NATO (STANAVFORLANT).
Pertenceu aos órgãos sociais de Associações Recreativas e de solidariedade social no concelho de Porto de Mós.
Foi ainda empresário ligado ao mobiliário e decoração.
É colaborador do Jornal “O Portomosense” há mais de vinte anos e já viu publicadas crónicas suas noutros jornais regionais e nos nacionais e extintos Tal e Qual, Jornal Novo e Diário de Lisboa
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00