Exposição 'Insetos em Ordem'
área de conteúdos (não partilhada)10h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
Encerra no domingo de Páscoa.
Entradas livres.
Após a sua passagem pela Fábrica da Pólvora de Barcarena e pela Casa Andresen · Jardim Botânico do Porto, a exposição "Insetos em ordem" chega a Porto de Mós, lançando o desafio da descoberta de categorias e tipos de insetos, seguindo percursos dinâmicos e de forma autónoma a partir da escolha de um inseto específico. Adaptada a todos os públicos, esta exposição é de particular agrado dos mais jovens, a quem é permitido aprender de forma lúdica e divertida.
Brincar com animais de seis patas
Insetos em Ordem propõe um jogo-de-pista acessível a todas as idades, que desafia os visitantes a serem “biólogos por uma hora”. É uma exposição bilingue baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insectos. Os visitantes recebem à entrada da exposição um inseto conservado em resina. Para conseguir identificar a Ordem a que pertence (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características, nome específico do inseto, assim como outras curiosidades sobre o grupo, os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo. Assim, a área expositiva parece um grande labirinto, construído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das maiores ordens de insetos.
Insectos em Ordem abriu pela primeira vez ao público a 28 de Maio de 2010 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC) em Lisboa, integrada no programa de Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade do MNHNC e do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa intitulado Bioeventos 2010. O conceito expositivo inovador da mostra foi reconhecido também internacionalmente. Pela primeira vez, uma exposição científica desenvolvida e produzida em Portugal foi alvo de uma crítica numa prestigiada revista científica (Science, 2010).
Apoiado pelo programa O Mundo na Escola do Ministério da Educação esteve em itinerância de 2012 a 2015. Desde então, pela continuação das solicitações de entidades de acolhimento, tem estado em exibição um pouco por todo o país. O programa de itinerância iniciou-se na Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto a 10 de Outubro 2012. Seguiram-se as cidades de Santarém, Viseu, Bragança, Tavira, Évora, Coimbra, Castelo Branco, Viana do Castelo, Arouca, Palmela, Angra do Heroísmo, Lagoa, Loures, Beja, Figueira de Castelo Rodrigo, Proença-a-Nova, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Ponte de Lima e Vila Nova de Famalicão.

