Porto de Mós é o 7º Município do País com maior equilíbrio orçamental
área de conteúdos (não partilhada)Foi publicado o anuário financeiro dos Municípios Portugueses em relação ao ano de 2024, elaborado pela ordem dos Contabilistas Certificados, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e, também, com o apoio do Tribunal de Contas. Como tem sido apanágio, a Autarquia de Porto de Mós vem melhorando cada vez mais grande parte dos seus rácios financeiros, sempre na perspetiva de análise com os exercícios anteriores.
Trata-se de uma análise isenta em que são considerados os dados financeiros plasmados nas contas anuais do Municipio que são submetidas no Tribunal de Contas, não havendo qualquer intervenção de nenhum Municipio perante as entidades que realizam este trabalho há já mutos anos.
Assim damos especial destaque:
• Pela primeira vez, Porto de Mós vem representado no ranking de municípios com menor peso de pagamentos da despesa de pessoal em relação ao total da despesa, entra diretamente para o 21º lugar, representando o segundo lugar do distrito de Leiria, apenas atras do município de Leiria.
• Outra novidade é a entrada para o ranking dos 20 municípios com melhor resultado operacional, ocupando o 13º lugar no País.
• No que concerne ao índice de dívida total, Porto de Mós apresente igualmente uma melhoria no ranking subindo do 19º para o 16º lugar da tabela.
• O grande destaque vai para o ranking do equilíbrio orçamental, onde Porto de Mós tem uma subida muito significativa passado do 30º lugar para a 7ª posição em termos nacionais. Este que é o rácio que mede o peso da despesa corrente com amortizações pela receita corrente bruta (73,6%).
• Outro indicador que denota a melhoria significativa é Ranking Global dos municípios de média dimensão na lista dos 100 melhores classificados globalmente em que este Municipio ocupava a 13ª posição em 2023 e passou para a honrosa 5ª posição no exercício do ano de 2024;
• Ainda de notar a posição global dos Municípios do Distrito de Leira em que passa da 4º posição em 2023 para a 2ª posição em 2024, só superado pelo Municipio de Óbidos.
Todos estes indicadores servem, principalmente, para confirmar a boa gestão financeira que o Município de Porto de Mós implementa, tendo em conta a já confirmada boa execução orçamental que ano após ano alcança novas metas.
Tais indicadores muitos lisonjeiros para esta entidade, dão mais força a este executivo para prosseguir com politicas públicas que continuam a servir as pessoas, mas com o rigor de gestão que, como se vê no ano de 2024 e em anos transatos, o realizar obra e manter/criar novos serviços nos mais diversos domínio de atuação municipal, não põe em causa a situação financeira da entidade, pelo contrário, quanto mais obras e politicas públicas em favor da população em geral, melhores têm sido os resultados financeiros do Municipio.

